Professora da UNINASSAU ainda traz orientações sobre o uso do protetor solar
Durante este mês de dezembro, diversas ações são realizadas para conscientizar a população através da campanha Dezembro Laranja, uma ação criada no ano de 2014, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com o objetivo de estimular a população para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce ao câncer da pele.
A especialista em Biomedicina Estética e professora do curso de Biomedicina da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Geyziane Xavier, traz algumas dicas de como prevenir esse tipo de câncer e os cuidados quanto a utilização de filtros solares. “O filtro solar tem deve possuir um fator de proteção mínimo 30 e deve proteger contra as radiações UVA e UVB. Os raios UVB, atingem a camada mais superficial da pele, deixando-a avermelhada após a exposição. Em contrapartida, os raios UVA penetram profundamente na pele e sua intensidade varia pouco durante o dia, sendo esses raios muito mais nocivos à pele por alterar o DNA, podendo levar ao câncer de pele”, ressalta.
A professora lembra que a recomendação SBD é evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, período em que a radiação UVB é mais intensa. Ela ressalta ainda que o protetor solar deve ser usado diariamente, mesmo em dias nublados e frios. “No entanto, uma pesquisa divulgada pela SBD revela que o produto não é usado no dia a dia por 63% dos brasileiros”, alerta.
“Engana-se quem acredita que somente o filtro solar basta. Também é recomendado o uso de chapéus de abas largas, óculos e roupas protetoras. Nas praias e piscinas, deve-se usar guarda-sol de algodão ou lona”, destaca a professora. A especialista ainda alerta que as orientações devem ser adotadas por adultos e crianças. “Evitar a exposição excessiva ao sol e se proteger são as melhores formas de prevenir o câncer de pele”, conclui Geyziane.
da assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário