segunda-feira, 23 de março de 2020

Decreto de isolamento social e fechamento do comércio não está sendo atendido em Surubim.

Grande parte do comércio de surubim amanheceu de portas abertas nesta segunda feira 23. Eles estão desrespeitando o decreto estadual, que prevê o isolamento de pessoas e o fechamento do comércio de Pernambuco e do Brasil. A quase totalidade da população do mundo está apavorada com a proliferação do novo Coronavírus, onde registra números alarmantes de óbitos diários. Se as autoridades não tomarem iniciativas  poderemos ser  a cidade de Bergamo, na Itália, onde os óbitos já ultrapassam a casa dos 2 mil.

O governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, determinou o fechamento de shoppings centers, salões de beleza, clubes sociais, bares, restaurantes, lanchonetes e comércio de praia. O anúncio foi feito pelo governador em vídeo pelas redes sociais no início da tarde desta quinta-feira (19), e as mudanças passaram a valer a partir do sábado (21). 

O governo federal também publicou portaria que estabelece as punições, entre outras providências, a quem descumprir ordens médicas e das autoridades sanitárias por contada epidemia. O texto prevê o uso de força policial para encaminhar pacientes em desobediência a tratamento. Eles estão sujeitos a processos penais e, em casos excepcionais, podem ser levados à prisão. A norma conjunta, assinada pelos ministros Luiz Henrique Mandetta (Saúde) e Sergio Moro (Justiça), diz que comete crimes contra a saúde pública quem se recusa a ficar em isolamento ou quarentena compulsória (de até 40 dias, inicialmente, podendo ser estendida), quando determinado pelas autoridades competentes em caráter emergencial.


Postado por Surubim Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário