terça-feira, 27 de abril de 2021

Sesc Ler Surubim apresenta oficina de literatura para o empoderamento feminino

 Formação “Desprincesando o Conto de Fadas”, com Rosângela Hilário (RO), será realizada de 03 a 07 de maio. Ação é do Circuito de Criação Literária do Arte da Palavra 2021 

O combate a preconceitos como o machismo, o sexismo e o racismo é o tema central da oficina “Desprincesando o Conto de Fadas” que o projeto Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras realiza no período de 03 a 07 de maio, através do Sesc Ler Surubim. A formação será ministrada por Rosângela Hilário, professora doutora de Rondônia, e será transmitida, de forma remota, pela plataforma Google Meet. As inscrições custam R$ 40, mas os trabalhadores do comércio e seus dependentes com o Cartão do Sesc atualizado têm desconto e pagam R$ 20. O link para a reserva de vagas é o https://cursos.sescpe.com.br/.

A formação que é do Circuito de Criação Literária do Arte da Palavra é direcionada a professoras, feministas, escritoras, contadoras de história, mulheres e homens interessados em ressignificar os contos de fadas como estratégia contra a colonização do pensamento. O objetivo principal é apresentar uma perspectiva contemporânea para os contos de fadas sem retirar o encantamento e magia que devem permear a vida de meninos e meninas pequenas. A intenção também é de valorizar a Literatura como estratégia para o empoderamento feminino e o desenvolvimento de um olhar descolonizado sobre a infância.

A facilitadora – Rosângela Hilário é Pós -Doutora e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade São Paulo/FEUSP: Formação de Professores: Máximas Simplificadoras e a Crise na Identidade Docente. Possui Licenciatura em Letras, Graduação em Comunicação Social/Jornalismo/Universidade de Mogi das Cruzes (1989) e Mestrado em Educação (Políticas Públicas). Atualmente é Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondônia.

Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras: criado em 2017, o projeto busca oferecer ações que atuem em toda a cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos escritores, a valorização das obras e escritores brasileiros até as novas formas de produção e fruição literária, possibilitadas pela emergência de discursos periféricos e a utilização de novas tecnologias. Assim, as diferentes frentes contempladas pelo projeto podem contribuir para a democratização do acesso às leituras, um dos pilares para o desenvolvimento social e cultural do país. Nesta quinta edição do projeto, fazem parte 40 artistas de 24 estados.

O projeto consiste num circuito nacional de manifestações literárias composto por três eixos: o Circuito de Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores nas diferentes comunidades literárias; o Circuito de Oralidades, voltado para contadores de histórias, performers, poetas e apresentações/saraus que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e o Circuito de Criação Literária, composto por oficinas literárias de diferentes temáticas, que objetiva exercitar a prática da escrita literária nas suas diferentes manifestações, e também criar leitores com maior bagagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário