domingo, 2 de julho de 2023

Fundador do Parque J. Galdino e ícone da Vaquejada de Surubim morre aos 93 anos

Do CORREIO DO AGRESTE
charlesnasci@yahoo.com.br

Morreu de causas naturais na manhã deste domingo (2), aos 93 anos, na residência em que morava na Rua Oscar Loureiro, no bairro da Cabaceira, em Surubim, João Galdino dos Santos, o Dão Galdino, fundador do Parque J. Galdino. Ele foi o responsável por promover a Vaquejada de Surubim desde 1972 com a construção do parque que leva seu nome, mas a primeira Vaquejada que realizou foi em 1960, na Fazenda Braz, zona rural de Surubim, localidade onde nasceu, em 28 de outubro de 1929.

O escritor Fernando Guerra, no livro "Memória das Vaquejadas de Surubim", descreve Dão Galdino como um "visionário que deu outra dimensão à Vaquejada". No capítulo 50 da obra, o autor relata o momento em que Dão Galdino assume a realização do evento, considerado o principal do calendário turístico do município e o mais antigo do gênero no país.

"Foi na vaquejada de 1971, realizada no Estádio Municipal, o conhecido Coqueirão, que o pecuarista João Galdino dos Santos envolveu-se pela primeira vez na organização de um desses eventos em Surubim. Até aquele ano as corridas de mourão surubinenses mantinham um vínculo com a comunidade local, quase sempre capitaneadas pelo Esporte Clube, que promovia invariavelmente os famosos Bailes de Vaquejada. (…) Quando o ano de 1972 atravessou o seu primeiro semestre, o 'Seu Dão', como era conhecido o Sr. João Galdino, já se empenhava em montar o próprio parque de corridas. Localizado em terreno de sua propriedade, às margens da Rodovia PE-90, hoje inserida no perímetro urbano, na Avenida Senador Paulo Guerra, realizou aí a primeira de uma série de vaquejadas. Nos dias 29 e 30 de setembro daquele ano, foi inaugurado o Parque J.Galdino, com a XX VAQUEJADA DE SURUBIM. (…) Com o sucesso financeiro dessa primeira vaquejada, Dão Galdino apressou-se a realizar a XXI VAQUEJADA nesse mesmo ano, nos dias 18 e 19 de novembro."

"Sr. Dão Galdino foi, certamente, o mais importante realizador das vaquejadas de Surubim. O município deve a ‘Seu Dão’, como era conhecido, a continuidade das tradicionais vaquejadas, um feito memorável que merece ser enaltecido por todos os surubinenses", destacou Fernando Guerra ao tomar conhecimento do falecimento do pecuarista.

O gosto de Dão Galdino pela Vaquejada foi passado para filhos e netos, estes últimos seguem disputando competições em todo o país. Em 2005, ele transferiu para João Galdino Neto, o Janjão, a responsabilidade de organizar a tradicional Vaquejada do Parque J. Galdino, mas não se afastou totalmente do empreendimento. Enquanto teve condições de saúde, era facilmente encontrado circulando pelo parque durante a festa e se emocionava ao falar do evento.

Dão Galdino era casado há 70 anos com Severina Ribeiro do Santos, a “Dona Tila”. O casal teve oito filhos. O velório acontece na capela do Parque J. Galdino, a partir das 18h. O cortejo fúnebre sairá às 15h, desta segunda-feira (3), para o sepultamento no Cemitério São José. A Prefeitura de Surubim publicou uma nota de pesar nas redes sociais e a prefeita Ana Célia decretou luto oficial de três dias no município.



Um comentário:

  1. Descanso eterno dai-lhe Senhor.Nossos sentimentos.Anacleto e Terezinha

    ResponderExcluir