quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Recife tem ato em defesa dos direitos trabalhistas e do governo Dilma

Protesto no Recife (Foto: Thays Estarque/G1)
Manifestantes fazem passeata pelas ruas do Centro da capital.
Protesto é coordenado pela CUT, pelo MST e por movimentos sociais.
Manifestantes realizam um protesto, na tarde desta quinta (20), na área central do Recife, em defesa do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), dos direitos trabalhistas e da democracia. Representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de partidos políticos e de movimentos sociais participam do ato. Eles saíram em passeata da Praça do Derby, passam pela Avenida Conde da Boa Vista e seguem para o Pátio do Carmo. Até o momento, nem a CUT nem a Polícia Militar divulgaram estimativas sobre o número de participantes.
De acordo com o vice-presidente da CUT, Paulo Rocha, a mobilização reivindica os interesses da classe trabalhadora. “Nós temos 32 anos de vida em defesa da democracia e da luta dos direitos dos trabalhadores. Por isso estamos na rua protestando e sempre voltaremos para nossos locais de luta", afirmou. Metalúrgicos, bancários, trabalhadores em educação e funcionários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) também participam da manifestação.
Integrante do Movimento de Defesa e Garantia do Direito da Criança e do Adolescente, Josafá Medeiros disse que o grupo não se submeterá ao golpe e à farsa que estão tentando implantar no Brasil. “Estamos deixando claro para uma nação que o povo precisa ter a consciência dos direitos conquistados", afirmou o educador.

Para a professora Gleisa Campigotto, do movimento Plebiscito Constituinte, a classe trabalhadora vem sofrendo desde o começo do ano um retrocesso aos diretos. “O governo tem beneficiado mais a classe privada e esquecendo o povo brasileiro. Defendemos a continuidade do governo Dilma até o fim de 2018, mas isso não interfere nas nossas reivindicações de um país melhor", disse.

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Estado de Pernambuco (Sindmetal-PE), Henrique Gomes, disse que a categoria luta contra a intolerância da direita. "A presidenta Dilma foi eleita pelo voto direto e esperamos que a direita respeite isso". Durante o ato, a entidade ainda exibiu faixa em apoio ao projeto de lei que trata da taxação das grandes fortunas.
A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada Teresa Leitão, comentou que a mobilização celebra a democracia e reúne aqueles que lutaram pela redemocratização do país. "Não é por causa da situação financeira do Brasil que ficaremos contra a presidenta. A oposição está tão sem rumo que vai para a rua reivindicar a volta da ditadura"

Na Praça do Derby, manifestantes fazem discursos em carro de som e lembram que o ato ocorre em todo o Brasil nesta quinta (20). Movimentos sociais exibem faixas com fotos de Lula com as frases 'Derrotados nas urnas atacam a democracia' e 'O ódio das elites comprova a força do líder popular'.
Movimentos sociais exibem faixas com fotos de Lula e as frases Derrotados nas urnas atacam a democracia e O ódio das elites comprova a força do líder popular (Foto: Thays Estarque/G1)

Manifestantes fazem discursos em carro de som e lembram que o ato ocorre em todo o Brasil nesta quinta (20) (Foto: Thays Estarque/G1)

Ato Fora Cunha no Recife (Foto: Thays Estarque/G1)
fonte: g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário