O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou na noite desta terça-feira (25) a criação da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e). A versão digital terá o mesmo valor jurídico daquela feita em papel e estará disponível a partir de fevereiro de
O modelo será disponibilizado para os celulares dos motoristas e a certificação será válida tanto por certificado digital como por QRCode, os códigos de barra que podem ser escaneados instantaneamente.
Com isso, os agentes de trânsito poderão acessar o histórico daquele motorista através de um aplicativo, que ainda está em fase de testes.
Os motoristas ainda terão acesso a versão em papel do documento e, aqueles que desejarem, poderão ter também a versão digital que será acessada através de uma senha pessoal.
Para solicitar a CNH-e, o motorista precisará fazer um cadastro no Portal de Serviço do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e confirmará seu email com a utilização de um certificado digital. O cadastro deve ser feito através de um equipamento que permita esse tipo de certificação ou em um posto do Detran.
O cadastro será ativado quando o usuário receber um link no email informado, onde será necessário fazer um login usando o aparelho celular. Após isso, será criada uma senha de segurança (PIN) para armazenar os dados com segurança e essa senha será usada todas as vezes que acessar a CNH-e.
Nenhum comentário:
Postar um comentário