O vereador Neto da Saúde (PSB), vem fazendo um mandato de destaque em favor dos surubinenses. Eleito para o primeiro mandato pelo Partido Socialista Brasileiro tem sido uma voz em defesa da população. Ele está na base da prefeita Ana Célia Farias a quem considera “uma grande gestora, é humana, bastante social, que tem um carinho enorme pelo ser humano”. Surubim, de acordo com o vereador, é hoje “um canteiro de obras”. Na entrevista abaixo ele fala de sua atuação.
BLOG MALUMA MARQUES - Como vem sendo sua atuação junto à Câmara Municipal?
VEREADOR NETO - “Nossa atuação não tem fronteira. Como representante da sociedade, temos o slogan: “Sempre perto do povo”. Perto do povo você erra menos, pede mais e não se assusta com qualquer crítica ou elogio. Porque você está ali no dia a dia, em toda situação, junto às secretarias. E a gente tem conhecimento desde a Agricultura, Educação, passando pela Secretaria de Infraestrutura, Turismo. Por isso quando a gente vai para as comunidades chega com um leque de informações que dá pra ajudar e para orientar. Então a função do vereador também é essa: ser um agente público político; um agente de saúde veste todas a camisas e abrange todas as áreas. Então nossa atuação é forte. A gente é de origem humilde, permanece dentro das origens porque se sente melhor assim e é o habitat natural, como se diz. Estou muito feliz. Esse é meu primeiro mandato, com os pés no chão. Tenho muito ainda a aprender. Sou grato aos colegas que estão lá, também tenho um pouco a acrescentar, deixar um pouco da nossa experiência”.
BMM - Quais áreas tem priorizado em favor da população?
VEREADOR NETO - “Os requerimentos que fiz são vários pedidos para Surubim: um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) para os bairros do Salgado e Bela Vista e mais cinco comunidades, e uma creche também para atender os mesmos locais, que pega Lagoa Queimada, Diogo, Novo Centro, Lagoa Nova Loteamento Marista, Santa Luzia, Doquinhas, Gancho do Gato. Também pedi a reforma de quadra, ciclovia, Programa Mãe Coruja. Fui um dos autores do projeto para doação de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) para a Assistência Social para comprar cestas básicas no período da pandemia. Fizemos requerimentos para calçamento de vários bairros, todos os projetos que vêm para melhorar a qualidade de vida das pessoas. A gente está colaborando, contribuindo, votando a favor. Também tem o concurso de agente de saúde e de endemias que fomos buscar em Brasília, poços artesianos na zona rural, temos um trabalho forte na área de dar acesso a procedimentos cirúrgicos dando todo suporte e vimos fazendo o melhor para a população de Surubim”.
BMM - Há quantos anos está na política?
VEREADOR NETO - “Estou na política há 23 anos. Fui cabo eleitoral aos 13 anos, de José Augusto Farias. Depois fui cabo eleitoral de João Galdino, do PT, de Túlio Vieira, de Flávio Nóbrega, de Fabrício Brito, de Ana Célia, de Nilton Mota. A experiência é longa, eu amo política, acredito na boa política, acredito que com boas ideias, perto da realidade, você contribui de dar para sociedade aquilo que ela deu pra gente. Se a pessoa sai de casa para dar um voto de confiança, dar a esperança de que você seja o porta-voz e que procure agregar alguma coisa boa para a sociedade. No nosso primeiro mandato, dentro da possibilidade, da experiência, temos colocado nosso ponto de vista, mostrando para a sociedade aquilo que a gente acredita e é melhor para ela e ouvindo porque assim a gente erra menos”.
BMM -Qual seu posicionamento perante a atual gestão?
VEREADOR NETO - “Perante a gestão estou como vereador da base. E nessa fase da pandemia, sempre cobrando da Secretaria de Saúde as vacinas para os profissionais da rede privada. A gente era quem conseguia através de requerimento para que a rede privada fosse vacinada junto com os profissionais da rede pública porque era uma situação extrema. A gente conseguiu vacinar os agentes de saúde que estão nas casas e que, por estarem nesse movimento, poderiam ser um agente de transmissão. Na área de saúde já indicamos várias unidades básicas onde conseguimos a extensão, em lugares onde o PSF é distante da comunidade. A gente pediu urologistas, rede wifi nas unidades básicas de saúde. Temos dado nosso suporte, com nosso conhecimento. Mas um sonho meu como agente de saúde, e que como vereador eu consegui realizar, foi trazer o Projeto Mãe Coruja do Governo do Estado de Pernambuco e que hoje está instalado na Unidade Stefânia Farias. O projeto Mãe Coruja é de autoria do vereador Neto da Saúde a gente buscou, mostrou pra gestão a importância porque facilita a vida da gestante e acompanha desde o terceiro mês de pré-natal até a criança completar cinco anos. A mãe tem todo suporte de informações da parte social, de educação, de saúde. E esse acompanhamento de programas sociais, certidão de nascimento, enfim é um programa excelente que conseguimos colocar aqui em Surubim através de requerimento e informações.
Me elegi no PSB, gosto do partido, da forma como ele faz política. Vejo em Ana Célia uma grande gestora, é humana, bastante social, que tem um carinho enorme pelo ser humano. Isso já é um ponto de partida grande porque quando a gente gosta do ser humano, quando se coloca no lugar do outro a gente quer o melhor e quando se quer o melhor para o próximo na qualidade de gestor, a gente faz as coisas acontecerem. Surubim é hoje um canteiro de obras. Na primeira gestão dela foi um aprendizado e essa segunda gestão, o grupo do PSB está desenvolvendo várias ações em todas as secretarias a dinâmica, a forma como passa para a sociedade como está sendo feito, as informações transparentes... a gente vem acompanhando, ajudando da maneira que podemos, o grupo, a gestão, mas vemos uma evolução muito grande. Surubim é uma cidade polo, grande, com quase 80 mil habitantes e muitas dificuldades. Tivemos um mandato sem Governo Federal e isso atrapalha muito porque em Surubim, alguns setores como a Saúde dependem do Governo Federal e a gente sabe que o PSB foi oposição ao governo anterior e isso dificultou muito. O trabalho foi feito no conta-gotas, mas fez mágica. Tiro o chapéu para ela porque dentro das possibilidades está fazendo uma gestão excelente. A gente nunca vai agradar a todo mundo, mas agradar a maioria. Esse é o ponto de vista dela e a gente concorda porque é nas dificuldades que a gente mostra o quanto a gestão vem fazendo um bom trabalho. Tem o apoio dos vereadores, do presidente da Câmara, Luciano Medeiros (Bomba) que é um excelente gestor do legislativo que se coloca no lugar dos colegas. Tenho um respeito muito grande por ele, um amigo que encontrei na casa legislativa. E assim damos nossa parcela de contribuição e vamos seguindo”.
BMM - Além dos requerimentos, quais projetos especiais tem empreendido em favor dos surubinenses?
VEREADOR NETO - Também temos um papel muito forte na área social, na educação onde fizemos uma indicação de Projeto de Lei solicitando da gestão da prefeita Ana Célia uma ciclovia. Surubim precisa de mobilidade e ela está sendo feita sabendo que é preciso organizar o trânsito para funcionar a contento. Hoje em dia a bicicleta é uma ferramenta de locomoção indispensável. É saúde, é esporte, é lazer, é você cuidar da sua saúde, cuidar do seu corpo e ainda aproveitar essa parte de transporte. A gente indicou esse Projeto de Lei da ciclovia e esperamos que a prefeita coloque em prática. Surubim tem 18km de malha de ruas asfaltadas. E dentro dessa indicação da ciclovia pode ser organizada a prática no horário da tarde das 17h até as 5h do dia seguinte. Além da prática diária podem ser organizados campeonatos para atrair pessoas da região. Surubim é polo, referência, é satélite para outros municípios do Agreste Setentrional e precisa ser modelo de gestão pública, de inovação, ser copiada e não copiar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário