Calendário de abastecimento de água fica mais rigoroso em três cidades do Agreste
A partir da próxima segunda (1º), haverá alteração no calendário de abastecimento de água de Belo Jardim, Sanharó e São Bento do Una, no Agreste do Estado. As cidades são atendidas pelas barragens do Bitury e de Pedro Moura Júnior, que estão com apenas 8% e 9% de suas capacidades, respectivamente.
A mudança tem o objetivo de preservar os mananciais e evitar um colapso caso a estiagem continue. “O que temos armazenado seria suficiente para manter o abastecimento somente até julho. Com essa medida, conseguiremos manter, pelo menos, até setembro”, esclareceu o Gerente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Gilvandro Tito.
Com o novo calendário, Belo Jardim, que tinha três dias com água e 11 sem, agora passará a ter o fornecimento por três dias, ficando outros 20 sem. Em São Bento do Una, o rodízio, que atualmente é de 3 por 21, passará a 3 por 24. Já em Sanharó, o cronograma deixará de ser 3 por 11, passando a ser 3 por 24.
As três cidades se unem a outras 15 que passaram a ter um calendário mais rigoroso desde o último dia 1º de maio. Nesse caso, o intuito foi preservar a barragem de Jucazinho, que, atualmente, está somente com 5,68% de sua capacidade.
Belo Jardim, Sanharó e São Bento do Una serão afetados. Objetivo é evitar colapso
Luiz Filipe Freire, com informações da assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário