quarta-feira, 1 de julho de 2015

Respeito ao ciclista passa a valer pontos no teste prático para CNH a partir desta quarta



Candidatos que não mantiverem distância de 1,5 metro de protótipo terão falta média

Os candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que não obedecerem às normas de convívio com ciclistas nos testes práticos realizados pelo Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) perderão pontos na avaliação a partir desta quarta-feira (1º). O pátio da sede da autarquia, que fica no bairro da Iputinga, na Zona Oeste do Recife, conta, desde maio, com duas bicicletas estáticas com um boneco acoplado, mas quem cometesse infrações relativas aos protótipos ainda não vinha sendo reprovado por conta do período de experiência da novidade.
O objetivo da ação, que é pioneira em uma unidade do Detran no País, é estimular a prática do que os futuros condutores vêm aprendendo nas salas de aulas das autoescolas. Os candidatos terão que respeitar, por exemplo, a distância lateral de 1,5 metro entre o veículo e a bicicleta ao ultrapassá-la, como previsto no artigo 201 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O contrário disso renderá uma falta média para o aluno, além da atribuição de dois pontos negativos ao teste. Já nas ruas, a infração é considerada média e pode resultar em multa de R$ 85,13.
Segundo o Detran-PE, o mesmo modelo de exame, que, por enquanto, só ocorre na sede da autarquia, deve ser levado para todas as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) de Pernambuco. Ainda não há previsão para a medida. A autarquia destaca também a formação de 2.550 instrutores de autoescolas, ao longo do primeiro semestre, a respeito do tema “A bicicleta como modal de transporte”. A capacitação ocorreu em todas as regiões do Estado.
 Do FolhaPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário