quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Secretaria de Educação e Ministério Público lançam o projeto “Abraçando a Escola”

16.11.15_Projeto Abrançando a escolas_Cred.Alyne Pinheiro (181)
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Secretaria de Educação do Estado assinaram, na tarde desta segunda-feira (16), no salão dos Órgãos Colegiados, localizado na sede da Procuradoria Geral de Justiça, área central do Recife, convênio que viabiliza a execução do projeto “Abraçando a Escola”. A iniciativa também é uma parceria entre a Defensoria Pública, a Secretaria de Defesa Social e o Poder Judiciário.

O projeto tem como foco central a redução dos índices de abandono escolar, além da melhoria no convívio entre estudantes e professores, a fim de, juntos, construírem uma consciência cidadã dentro e fora das escolas. A iniciativa é do secretário geral do MPPE, Aguinaldo Fenelon, que, durante o lançamento, disse que a iniciativa visa fortalecer o papel institucional de cada unidade de ensino, bem como aproximar a sociedade das autoridades do Estado. “Esta ação decorre da realidade de que a escola é a continuação da família. É dentro da escola que podemos mudar esses jovens. Os problemas e conflitos familiares e também da região em que muitos moram são refletidos de forma evidente nos comportamentos mantidos por esses estudantes dentro e fora da escola”, argumentou.

De acordo com o secretário de Educação do Estado, Fred Amancio, muitos casos de conflitos são reflexos de situações que ocorrem fora dos muros da escola. “A violência e os problemas sociais nascem fora das instituições e acabam adentrando os muros das escolas. O grande desafio de todos esses parceiros é dialogar com esses jovens e, acima de tudo, se aproximar das comunidades, criando uma grande rede de proteção a essas unidades de ensino”, disse Fred.

Logo após a cerimônia, o presidente da OAB-PE, Pedro Henrique Reynaldo, palestrou sobre o tema “A importância do advogado”, no Ginásio Pernambucano, localizado no bairro de Santo Amaro. O juiz de direito Paulo Brandão conversou sobre a “Disciplina escolar e ato infracional” com estudantes das escolas Aníbal Fernandes e Estácio Coimbra, ambas localizadas no bairro de Santo Amaro, no Recife. Na ocasião, Paulo explicou como é importante abraçar esta causa. “Se você abraça a escola, se você apoia esta ideia, a probabilidade de termos menos violência aumenta. É importante elevar a autoestima desses estudantes, mostrando a eles as possibilidades positivas do ensino”, disse.

SOBRE O PROJETO – A cada 15 dias, duas escolas da rede estadual abrirão espaço para palestras de diversas autoridades do poder público. Além disso, o projeto promoverá, a cada dois meses, encontros com pais e professores das escolas integrantes do projeto. As unidades de ensino que fazem parte do Abraçando a Escola são: Escola Estadual Almirante Tamandaré, Escola Estadual José Maria, Escola Estadual Irmã Magna, Escola Estadual Rotary de Nova Descoberta, Escola Estadual Comandante Luiz Gomes, Escola Estadual Álvaro Lins, Escola Estadual Monte Verde, Escola Estadual Assis Chateubriand, e Escola Estadual Professora Fontainha de Abreu. Qualquer escola da Rede Estadual pode participar do projeto.

Confira aqui as próximas escolas que receberão as palestras:

Terça-feira (17), às 10h30 – Escola Estadual José Maria – Palestra sobre “Disciplina escolar e atos infracionais”, com a agente de polícia Giselly Pereira.
Quarta-feira (18), às 10h – Escola Estadual Irmã Magda – Palestra sobre “Enfrentamento da corrupção”, com o promotor de justiça Maviael Souza.
Sexta-feira (20), às 10h – Escola Estadual Aníbal Fernandes – Palestra sobre “Enfrentamento da corrupção”, com o promotor de justiça Maviael Souza.
do pernambuco conectado 

Nenhum comentário:

Postar um comentário