Parece um sonho. Esta é uma das colocações da população da cidade de Monteiro e região diante da chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco, ocorrida no início da noite desta quarta-feira (08).
O momento que era esperado há décadas pelo povo caririzeiro acabou se consolidando no Túnel Engenheiro Giancarlo, que fica localizado em solo Monteirense, entre os municípios de Sertânia-PE e Monteiro-PB.
Este sonho deu-se em decorrência após o Impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Assim, logo em seguida quando assumiu o cargo, o atual presidente Michel Temer, e de imediato prometeu a bancada pernambucana e paraibana, que iria destinar os recursos e finalizar as obras da Transposição. Feito isso, para adiantar a chegadas das águas do Rio São Francisco, o Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, emprestou as bombas da SABESP, as mesma que são ligadas no "Cantareira" e ajudaram no abastecimento da capital paulistana no volume morto do referido manancial.
As bombas foram enviadas e transportadas por "31 carretas"
Logo nas primeiras horas desta quinta-feira, as águas chegarão ao Rio Paraíba que corta a zona urbana de Monteiro, para em seguida ir para a Barragem São José, posteriormente aos açudes de Poções e Camalaú, para então desaguar no de Boqueirão.
Uma vasta programação está agendada para esta sexta-feira (10), em Monteiro, com presença do presidente da República, Michel Temer, senadores, deputados federais e estaduais, prefeitos, vereadores e várias outras autoridades.
O presidente da República, Michel Temer (PMDB), desembarca às 11h desta sexta-feira (10), no aeroporto João Suassuna, em Campina Grande, a 130 quilômetros de João Pessoa. Durante a visita à Paraíba, o presidente participa da inauguração das obras da Transposição do São Francisco no estado.
Estudada desde a época do império no Brasil, a obra foi iniciada em 2007 no governo Lula, com previsão de conclusão para 2012. Porém, os governos Lula e Dilma afundaram na corrupção e desviaram milhões e milhões de recursos publicos destinas as obras da Transposição. As imagens abaixo mostra na realidade de como o Governo de Dilma deixou as obras, um verdadeiro cemitério inacabado.
A água do 'Velho Chico' chega à Paraíba no momento da maior crise hídrica da história do estado, que já dura cinco anos.
FONTE:http://www.blogdoalbertobarbosa.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário