segunda-feira, 19 de outubro de 2020

'A segunda onda está chegando', alerta diretor de emergências da OMS


Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (19), o diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, e o diretor de emergências da entidade, Mike Ryan, demonstraram preocupação com uma segunda onda da pandemia de Covid-19 no Hemisfério Norte, em especial nos países da Europa e nos Estados Unidos. 

"Na sexta-feira, falamos da fase preocupante em que a pandemia da Covid-19 entrou. À medida que o Hemisfério Norte entra no inverno, vemos os casos se acelerarem, principalmente na Europa e na América do Norte", afirmou Tedros durante coletiva.

Ryan chamou a atenção para os países asiáticos, têm registrado aumento nas infecções. "Quando vemos a Ásia, vemos que países que foram pouco afetados na primeira onda estão sendo mais afetados agora", alertou. "A segunda onda está chegando", afirmou o diretor. 

A líder técnica da OMS, Maria van Kerkhove, afirmou que, apesar das condições favoráveis à volta da aceleração dos casos, "não existe uma a segunda onda inevitável". Segundo ela, a esta altura, os países e os sistemas de saúde já sabem que medidas tomar para controlar a doença. 

"Este vírus opera em clusters e precisa das pessoas para se propagar", lembrou van Kerkhove, pedindo que os países evitem eventos coletivos e reuniões presenciais, principalmente em lugares fechados.

Kerkhove também ressaltou a importância da testagem para controlar a propagação da Covid-19. "Temos que rastrear e localizar todos os casos", afirmou van Kerkhove. "Os indivíduos infectados devem ser quarentenados fora de casa [se vivem com outras pessoas] e por 14 dias. Isso significa não sair de casa, não ir trabalhar, não receber visitas."

DIÁRIO DE PERNAMBUCO 


Nenhum comentário:

Postar um comentário