segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Em praia lotada, banhistas ignoram medidas de proteção contra novo coronavírus


O feriado do Dia dos Comerciários foi de pouco movimento no Recife. Nesta segunda-feira (19), o não-funcionamento de boa parte dos estabelecimentos comerciais da cidade deixou as ruas da capital pernambucana visivelmente esvaziadas. Na orla, o cenário era diferente: muita gente aproveitou o sol para ir às praias. Em Brasília Teimosa, na zona sul, o movimento era intenso. Apesar do grande fluxo de pessoas - e das orientações das autoridades sobre o combate ao novo coronavírus - quase ninguém usava máscara na faixa de areia.

A comerciante Eliane Morais, 56, vende lanches e bebidas na orla de Brasília Teimosa. De máscara, ela conta que ficou satisfeita com o grande movimento na praia, algo já comum nos últimos finais de semana. Mesmo assim, ela se mostrou preocupada com a falta de cuidado das pessoas. "Para se prevenir, [os banhistas] deveriam usar máscara sempre que saíssem da água", diz.

Para a comerciante Carla Maria, 37, o uso de proteção contra o novo coronavírus não é tão importante, ao contrário do que pesquisadores e autoridades têm afirmado ao longo dos últimos meses. "Eu não acho importante, porque eu vejo que o uso é só para quem tem baixa imunidade ou alguma doença", afirma.

Frequentadores assíduos da orla de Brasília Teimosa, Ivan Ferreira, 62, e Edina Alves, 56, demoraram a voltar à praia depois do início da pandemia. Segundo eles, a grande quantidade de gente sem máscara no local era intimidadora. "No trabalho, usamos máscara frequentemente, mas aqui não vemos isso", diz a frequentadora. O casal lamenta a falta de cuidado dos banhistas, e ressalta a importância da proteção. "Eu vou me prevenir e também vou evitar transmitir o problema para os outros. É incômodo, mas devemos usar [máscara]", afirma Ivan.

Nesta segunda-feira (19), Pernambuco registrou 101 novos casos de Covid-19 e três mortes pela doença confirmadas. Ao todo, o estado contabiliza 156.130 casos e 8.490 mortes causadas pelo novo coronavírus. No mundo, a doença já matou mais de 1,1 milhão de pessoas. Apesar de diversos estudos em curso, ainda não há uma vacina comprovadamente eficaz na prevenção contra a Covid-19. 


DIÁRIO DE PERNAMBUCO 


Nenhum comentário:

Postar um comentário