domingo, 7 de junho de 2015

Fora de época, as promoções tomam as vitrines do comércio

Resultado ruim vem inquietando os empresários. Desaceleração começou a ser sentida na Páscoa e foi referendada no Dia das Mães, segunda melhor data para o varejo

A desaceleração da economia começou a ser sentida na Páscoa e foi referendada no início de maio, com a queda das vendas do Dia das Mães - melhor data para o varejo, depois do Natal. E as perspectivas para as festividades futuras não vão muito bem. A previsão para Pernambuco da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) é de queda de 1% nas vendas do Dia dos Namorados comparado ao mesmo período do ano passado. O resultado ruim inquieta os lojistas que começam a pensar em ações estratégicas para recuperar o fôlego do caixa e, assim, trazer o otimismo de volta. Dentre as alternativas encontradas pelas empresas, estão as ações promocionais, que incluem liquidações, sorteios e descontos.
De acordo com o economista da Cedepe Business School e professor da UFRPE, Luiz Maia, a crise tem levado a promoções mais vantajosas para o consumidor e com um conjunto maior de lojas e segmentos adotando essa estratégia. Na visão do especialista, como o período do Dia das Mães vendeu abaixo das expectativas, as promoções para as próximas datas festivas prometem ser melhores devido ao acúmulo de estoque.
Para o economista da Fecomércio-PE, Rafael Ramos, “muitas lojas aproveitaram os produtos que não tiveram um bom desempenho nas vendas passadas para liquidá-los agora”. A artimanha seria uma alternativa para reduzir os impactos negativos. Segundo Maia, “o ano está chegando pela metade e muitos comerciantes veem frustrados seus planos de expansão e de maior rentabilidade, por isso esses descontos estão acontecendo de maneira bem generalizada e eficiente”. “Em um momento otimista, acredito que as vendas em junho se igualem ao ano passado”.
Com esse cenário, a loja TNG, na Conde da Boa Vista, está apostando nos descontos. “Estamos oferecendo kits para os consumidores. Então, por exemplo, ele compra uma peça por R$ 40 e três por R$ 99”, contou o gerente Glaison Silva. Para ele, é importante alcançar a meta de vendas para dar um retorno positivo no faturamento.
No restaurante Biruta, que fica na beira mar da praia do Pina, a promoção casadinha foi idealizada para estimular as vendas de vários itens. De domingo a sexta, quem escolhe uma das opções casadinhas, seja o camarão com chope, a caipifruta com pastel de carne de sol ou qualquer outro item da lista, paga a metade do preço nos produtos. Já na Go! Temakeria, no Marco Zero, a promoção é para as entradas e várias marcas de cervejas. O gerente Welliton Eugênio Gomes diz que a promoção, que vai de segunda a quinta-feira, das 17h às 22h, tem o objetivo de aumentar o movimento da tarde e noite. A casa registrou queda de 30% a 40% de janeiro até o momento. “Nosso faturamento caiu em média 30%, mas deu uma melhorada já com essas promoções”, completou Gomes.
Para o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife), Eduardo Catão, o que está mantendo o faturamento da empresa são, justamente, essas promoções. “Sempre tem umas que se saem melhor do que outras, mas de uma forma geral, essa é uma estratégia para chamar atenção do consumidor”, esclareceu. Otimista, Catão espera uma melhora no comércio neste período. “Junho é um mês sempre muito bom para gente, devido ao Dia dos Namorados e o São João”, destacou.
Folha de Pernambuco

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