segunda-feira, 8 de agosto de 2016

PM, Celpe, CBTU, Detran e PRF alertam para os riscos de ‘caçar’ pokémon nas ruas

detran_pokemon
Sucesso nacional, o game Pokémon Go, lançado no Brasil esta semana, pode, além de divertir, causar sérios acidentes. Por meio de uma tela de realidade aumentada, o aplicativo faz com que o usuário ande pelas ruas da cidade à procura dos bichos virtuais. Assim, o jogo se torna uma distração perigosa e, por isso, tem sido alvo de campanhas do poder público do estado.

O Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) começaram a veicular materiais educativos. O objetivo é alertar para o risco de acidentes de trânsito e choques elétricos. Além da Polícia Militar, que divulgou nesta sexta-feira (5) uma cartilha de orientações para evitar assaltos, também se manifestaram a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CBTU), que opera o Metrô do Recife, e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).
Com a frase “Olha só quem você pode encontrar se sair caçando pelas ruas”, o cartaz produzido pelo Detran exibe uma ilustração que simboliza a morte em uma faixa de pedestre, enquanto um ônibus passa em alta velocidade.

O órgão lembra que o motorista flagrado utilizando o celular será autuado com uma infração média e está sujeito a multa de R$ 85,04 e quatro pontos na carteira. Ainda segundo o Detran, a partir do dia 2 de novembro, essa mesma infração será considerada gravíssima. Assim, o valor da multa sobe para R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação.

A PRF também chamou atenção para o risco de atropelamentos e batidas nas estradas federais. A arte com o alerta “O Pikachu pode esperar, a vida não!” foi divulgado nas redes sociais e traz o famoso Pokémon adotado por Ash Ketchum, o protagonista do desenho animado, no meio de um acidente.
Metrô, energia e segurança
Já a Celpe postou uma arte com um Mewoth, o célebre pokémon da Equipe Rocket, dentro de uma subestação da concessionária. A orientação é para que os jogadores evitem lugares próximos a postes e redes de transmissão da companhia.

Outro alerta foi feito pela CBTU, que reforçou a necessidade de os passageiros não ultrapassarem a faixa amarela e não descerem para os trilhos do metrô em busca de animais e pokébolas.

A Polícia Militar também deu dicas de segurança para os usuários do aplicativo. Entre as recomendações, a PM orienta a não expor celulares e tablets e prestar atenção ao atravessar ruas e avenidas e ao desnível das calçadas. Outra dica é jogar em grupo, com pelo menos outro jogador atento aos arredores.

A corporação informou ainda que vai reforçar o patrulhamento nas áreas onde ficam os ginásios, locais de grande concentração de pokémons onde os treinadores podem duelar. No Recife, há ginásios em lugares como o Marco Zero, Praça do Derby e Parque Dona Lindu.

Para capturar pokémons, o usuário não precisa ficando andando pelas ruas: o próprio game exibe um mapa em que o treinador pode clicar no animal mais próximo para, em seguida, mostrar onde o bicho se encontra no espaço físico, por meio da câmera do smartphone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário