Pela primeira vez em mais de 80 anos de capela, a procissão de Santa Luzia, da comunidade Alto de Santa Luzia, localizada na divisa entre os municípios de Surubim e Casinhas, será realizada sem a participação de fiéis a pé, seguindo o andor. Por determinação do bispo da Diocese de Nazaré, dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, desde o mês de março, eventos dessa natureza estão proibidos para evitar a disseminação do novo coronavírus.
Para não cancelar a tradicional procissão, o padre Artur Alexandre(Pároco Matriz de São José), sugeriu que ela fosse realizada com a imagem da padroeira percorrendo algumas ruas da cidade em um veículo (permitindo que os devotos vejam o andor das próprias casas), ou podendo ser acompanhada por carros, porém, os automóveis não terão acesso à comunidade do Alto Santa Luzia, onde acontece na capela, a Celebração Eucarística presidida pelo padre Artur Alexandre, encerrando as festividades. Dessa forma não terá a Tradicional Arrematação.
Abaixo, confira na imagem a Programação Religiosa, no texto à direita, o roteiro que será seguido no dia 12 de dezembro, com início às 17h30:
Saída da residência do Srº Romero José de Arruda, o popular Romero da Carreta, (Rua João Batista – ao lado da Subway Surubim / Soft Academia), Rua Severino Clemente de Arruda, trecho da Av. São Sebastião, Rua João Bernardino (ao lado da sorveteria Kisabor), Chã do Marinheiro, (saída próximo à Rádio Integração FM) pela PE-90), Av. São Sebastião, Avenida Agamenon Magalhães, Rua Estácio Coimbra, Rua Benjamin Constant, Rua Oscar Cavalcante Porto, encerrando na comunidade do Alto Santa Luzia. Reforçando que o acesso será restrito ao veículo com a imagem da Santa e do carro de som.
Iniciada em 1935 pelo devoto José Mariano de Santana (já falecido) e atualmente sob a organização do seu sobrinho, Damião Santana, a festa chega à sua 85ª edição com status de maior festa religiosa de rua em termos de público da Zona Rural de Surubim. Por conta da pandemia, a programação será reduzida, nos anos anteriores, iniciava no dia 03 de dezembro, em 2020, terá o tríduo, a partir do dia 09/12.
Nenhum comentário:
Postar um comentário