segunda-feira, 13 de abril de 2015

Entenda a Virose que pode ser a vilã que esta confundido e atormentado a cabeça da população

Entenda a Virose que pode ser a vilã que esta confundido e atormentado a cabeça da população

Entenda a Virose que pode ser a vilã que esta confundido e atormentado a cabeça 
folha limoeiro domingo, abril 12, 2015 0

O que é Eritema infeccioso?
Eritema infeccioso é uma doença causada pelo vírus parvovirus B19. Também chamada de parvovirose, ela afeta principalmente crianças e o principal sintoma são erupções vermelhas nos braços, pernas e rosto. Essa doença pode ser grave em casos de gravidez ou pessoas com um sistema imunológico comprometido.
Causas
O parvovírus B19 humano provoca eritema infeccioso. A doença já é contagiosa uma semana antes das erupções aparecerem. No entanto, uma vez que a doença se manifesta, a doença deixa de ser contagiosa.
 sintomas
Sintomas de Eritema infeccioso
A maioria das pessoas com eritema infeccioso não têm sintomas. Entretanto, os primeiros sinais de eritema infeccioso em crianças podem incluir:

Garganta inflamada
Febre baixa
Dor de estômago
Dor de cabeça
Fadiga
Coceira
Garganta inflamada
Febre baixa
Dor de estômago
Dor de cabeça
Fadiga
Coceira
Vários dias após o aparecimento dos primeiros sintomas, pode aparecer uma mancha avermelhada em ambas as faces da criança. Eventualmente, ela pode se estender para os braços, tronco, coxas e nádegas. A coloração das manchas é rosada ou avermelhada e com um ligeiro relevo.
A erupção pode ir e vir por até três semanas, tornando-se mais visível quando uma criança é exposta a temperaturas extremas ou passa o tempo no sol. Perto do final da doença também pode haver coceira.
Eritema infeccioso em adultos

Adultos não costumam desenvolver as erupções e manchas no rosto. Em vez disso, o sintoma mais importante do eritema infeccioso em adultos é a dor nas articulações, que pode durar dias ou semanas. As articulações mais comumente afetadas são as mãos, pulsos, joelhos e tornozelos.

Diagnóstico e exames
Buscando ajuda médica
Na maioria dos casos não é necessário procurar um médico para diagnosticar e tratar eritema infeccioso. Mas se você ou o seu filho tem uma condição subjacente que pode aumentar o risco de complicações, é importante marcar uma consulta. Essas condições incluem:
Anemia falciforme
Comprometimento do sistema imunológico
Gravidez
Na consulta médica
Especialistas que podem diagnosticar eritema infecioso são:
Clínico geral
Pediatra
Dermatologista
Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:
Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram
Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade
Se possível, peça para uma pessoa te acompanhar
O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:
Quando os sintomas começaram?
Você ou seu filho entraram em contato com uma pessoa que estava com eritema infecioso?
Alguma coisa parece piorar os sintomas?
Alguma coisa parece melhorar os sintomas?
Você ou seu filho tem alguma outra condição de saúde? Quais medicamentos são ministrados regularmente?
Você pode estar grávida?
Não hesite em fazer perguntas, caso elas ocorram no momento da consulta.
Diagnóstico de Eritema infeccioso
Muitas vezes, o eritema infecioso pode ser diagnosticado só com a análise da erupção cutânea. Se você ou seu filho possuem condições que aumentam a gravidade da doença, podem ser feitos outros testes para avaliar os riscos.
 tratamento e cuidados
Tratamento de Eritema infeccioso
Na maioria dos casos não é necessário qualquer tratamento para eritema infecioso. Se há dor nas articulações ou dor de cabeça, por exemplo, podem ser usados analgésicos conforme os sintomas aparecerem. Caso contrário, é necessário apenas esperar o corpo combater o vírus, o que normalmente leva de uma a três semanas.
Repouso e ingestão de líquidos são ações que facilitam o processo de cura. As crianças muitas vezes podem voltar para a escola quando as erupções cutâneas acontecem, pois já não são mais contagiosas nesse ponto.
Após contrair o parvovírus uma vez, a pessoa se torna imune à doença.

Complicações possíveis
O eritema infeccioso não causa grandes complicações em pessoas saudáveis. No entanto, pessoas com anemia estão em maior risco, uma vez que o eritema infecioso reduz a produção de glóbulos vermelhos. Dessa forma, pessoas com anemia, principalmente a falciforme, devem buscar ajuda médica assim que percebem os primeiros sintomas ou são expostas a doença.
O eritema infeccioso também pode prejudicar bebês em gestação, causando anemia no feto e aumentando o risco de morte. Por isso é perigoso contrair a doença durante a gravidez. Se necessário, o médico pode oferecer uma transfusão de sangue para ajudar a proteger o bebê.
Expectativas
Para os pacientes mais saudáveis, o eritema infecioso não tem consequências a longo prazo. No entanto, se o sistema imunológico está enfraquecido, é provável que sejam necessários cuidados médicos para evitar complicações.
 prevenção
Prevenção
Não há vacina para eritema infeccioso. Como é uma doença transmitida pelo ar e através de fluidos corporais, é Importante lavar suas mãos e as da criança com frequência pode ajudar a diminuir as chances de infecção. Além disso, é importante evitar o contato com crianças e adultos infectados pelo menos até que ocorram as erupções cutâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário