Secretaria de Desenvolvimento Social de Surubim lança campanha de enfrentamento ao trabalho infantil
Na noite da última terça-feira (7), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção ao Trabalho, realizou no Centro Cultural Dr. José Nivaldo o lançamento da campanha de enfrentamento ao trabalho infantil no município.
O evento contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito Túlio Vieira, o promotor de Justiça Garibaldi Cavalcanti, o juiz de Direito Joaquim Francisco Barbosa e o major Romildo, representante do 22.º Batalhão de Policia Militar. Também participaram da reunião, secretários municipais, conselheiros tutelares e lideranças de instituições que realizam trabalhos sociais, como o Centro de Assistência Social Esportivo de Surubim (Cases).
“A campanha tem o objetivo de discutir medidas para retirar crianças e adolescentes em situação de risco da tendência ao trabalho infantil, buscando inserí-los em programas de inclusão social, que envolvam o incentivo a formação profissional e educacional”, ressaltou a secretária Roberta Leal.
Segundo o órgão, a iniciativa pretende também fortalecer ações que já vêm sendo desenvolvidas pela secretaria. Durante o evento, a psicóloga e coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Aniele Andrade, realizou uma palestra sobre a problemática que envolve a exploração desse tipo de mão de obra, abordando questões como: ‘Quem são os responsáveis?’ ‘Como combater?’ e ‘Danos causados’.
Ainda de acordo com a secretaria, a campanha será realizada em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público de Pernambuco, Polícia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outros segmentos da sociedade civil. Entre as primeiras ações previstas, está a distribuição de materiais informativos sobre o assunto em escolas, direcionados aos pais e responsáveis por crianças e adolescentes. Outra medida que será adotada, é orientar comerciantes e empresários a respeito da contratação de menores, conforme a legislação que trata do tema.
Nenhum comentário:
Postar um comentário