segunda-feira, 13 de abril de 2015

Secretaria de Desenvolvimento Social de Surubim lança campanha de enfrentamento ao trabalho infantil

Secretaria de Desenvolvimento Social de Surubim lança campanha de enfrentamento ao trabalho infantil

Na noite da última terça-feira (7), a Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção ao Trabalho, realizou no Centro Cultural Dr. José Nivaldo o lançamento da campanha de enfrentamento ao trabalho infantil no município.

O evento contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito Túlio Vieira, o promotor de Justiça Garibaldi Cavalcanti, o juiz de Direito Joaquim Francisco Barbosa e o major Romildo, representante do 22.º Batalhão de Policia Militar. Também participaram da reunião, secretários municipais, conselheiros tutelares e lideranças de instituições que realizam trabalhos sociais, como o Centro de Assistência Social Esportivo de Surubim (Cases).

“A campanha tem o objetivo de discutir medidas para retirar crianças e adolescentes em situação de risco da tendência ao trabalho infantil, buscando inserí-los em programas de inclusão social, que envolvam o incentivo a formação profissional e educacional”, ressaltou a secretária Roberta Leal.
Segundo o órgão, a iniciativa pretende também fortalecer ações que já vêm sendo desenvolvidas pela secretaria. Durante o evento, a psicóloga e coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Aniele Andrade, realizou uma palestra sobre a problemática que envolve a exploração desse tipo de mão de obra, abordando questões como: ‘Quem são os responsáveis?’ ‘Como combater?’ e ‘Danos causados’.

Ainda de acordo com a secretaria, a campanha será realizada em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Público de Pernambuco, Polícia Militar, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e outros segmentos da sociedade civil. Entre as primeiras ações previstas, está a distribuição de materiais informativos sobre o assunto em escolas, direcionados aos pais e responsáveis por crianças e adolescentes. Outra medida que será adotada, é orientar comerciantes e empresários a respeito da contratação de menores, conforme a legislação que trata do tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário