Na Assembléia Legislativa de Pernambuco. Atendendo ao convite do Deputado Estadual Joel da Harpa, crianças de duas escolas da Região Metropolitana do Recife participaram da sessão plenária de hoje. Elas integram o projeto Natureza é Vida, do ambientalista Fabiano Jadson do Nascimento. As crianças distribuíram mudas de Pau Brasil entre os parlamentares, jornalistas e funcionários da Alepe.
Em seu discurso, Joel alertou: Pernambuco tem pouco a comemorar e muito a evoluir. Mais de 4 mil toneladas de lixo são depositados a céu aberto no estado, por ano. Pelo menos 114 municípios (62%) do total, ainda não adequaram a legislação que trata da destinação correta dos resíduos sólidos e determina a destinação a aterros sanitários. Locais onde o chorume e os gases são impedidos de contaminar o meio ambiente. O alerta tem como base levantamento realizado em 2017, pelo Tribunal de Contas.
A Lei nº 12.305/10 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos. Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos.
A proposta é a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).
da assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário