Desde a última semana de abril, os condutores já podem solicitar a emissão da CNH digital. Mas ainda existem várias dúvidas em relação ao procedimento, como o que é preciso para adquirir o documento.
A obrigatoriedade da CNH digital foi prorrogada para o dia 1º de julho, mas os Detrans já estão aptos a emitir o documento em todos os estados brasileiros, incluindo Pernambuco. Para solicitar existem duas formas. A primeira é fazendo o cadastro no site do Denatran e finalizando o processo de forma presencial em um posto de atendimento do Detran-PE, ou realizando todo o processo de forma online. Para finalizar o processo online, é preciso ter Certificado Digital, para garantir a autenticidade das informações.
Porém, não é todo motorista que pode solicitar a CNH digital. O processo é restrito para aqueles que possuem a versão impressa do documento com QR Code, que começou a ser emitida em maio de 2017. Segundo o Denatran, a cobrança de taxas é possível e fica a cargo dos Detrans de cada estado.
A seguridade da CNH digital é atestada por diversos fatores como o QR Code e a assinatura digital através de um Certificado Digital ICP – Brasil do Detran e exige o cadastro presencial ou o uso do Certificado Digital do titular e senhas de acesso para a atualização cadastral no Portal de Serviços do Denatran e para a visualização e exportação das informações
fonte: diário de pernambuco
Nenhum comentário:
Postar um comentário