quarta-feira, 9 de maio de 2018

Dia das Mães: psicólogo fala sobre desafios da maternidade nos dias atuais

Coordenador do curso de Psicologia ressalta que um deles é o uso da tecnologia
 Resultado de imagem para uninassau
Neste domingo (13), famílias de todo o país vão celebrar o Dia das Mães, como ocorre anualmente no segundo domingo do mês de maio. Em meio às compras e preparativos que antecedem o grande dia, o coordenador do curso de Psicologia da Faculdade UNINASSAU Caruaru, Carlos Mendonça, destaca os principais desafios que essas mães enfrentam na modernidade, em especial, como as novas tecnologias vêm influenciando na relação materna.   

O profissional explica que dentre esses desafios, ‘’o principal é a exacerbação dos direitos, ao ponto de se ter destituído, quase que completamente, a função paterna’’. Para ele, as crianças estão aparentemente entregues aos seus próprios desejos e há, cada vez mais, o afrouxamento de regras, a despeito de não traumatizar os filhos. ‘’Um outro desafio é, sem dúvidas, a tecnologia e o excesso de liberdade, e um terceiro seria a falta de preparação para se constituir uma família, uma vez que os pais trazem suas próprias demandas e tentam resolve-las nos filhos’’, explica.

O coordenador e psicólogo destaca ainda a importância da figura materna para a Psicologia. ‘’A temática referente às mães é de suprema importância em nossa área, uma vez que elas ocupam o lugar de maior destaque nas relações familiares, ao ponto de ser chamada de o ‘’Grande Outro’’- ou seja, o outro mais importante na vida de alguém-, em função da relevância que tem para a formação da personalidade dos filhos’’, afirma.

Diante desses desafios e problemáticas, o profissional alerta que é preciso esclarecer, educar e ajudar aos pais a serem pais mais presentes. ‘’Por isso, a importância de cursos, oficinas e palestras, para se cercar de dicas que verdadeiramente ajudem nessa ralação familiar, diante de uma temática tão relevante’’, sugere. O psicólogo deixa a sugestão também da psicoterapia para casais, que segundo ele, ‘’é outra ferramenta imprescindível para melhores resultados na criação dos filhos, uma vez que o casal irá resolver suas próprias questões, e, dessa maneira, não vai afetar os filhos com suas próprias questões’’.
assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário