segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Dia da Consciência Negra. A cultura negra está enraizada na música brasileira

 Relembre um pouco sobre a cultura afro-brasileira e a música no país

Nesta sexta-feira (20) é o Dia da Consciência Negra. Todos os  anos esta data serve também para levantar o debate contra o racismo e pela igualdade, que infelizmente, mesmo em 2020, ainda é uma questão muito atrasada na sociedade não só brasileira, mas mundial. E já que estamos falando de música, vamos mostrar aqui alguns dos artistas negros mais ouvidos do Sua Música, mas antes disso, vamos relembrar um pouco da história musical do nosso país.

Muita gente não tem muita ciência sobre o tamanho da importância da cultura negra em nossas vidas e em nosso dia a dia. Muito do que consumimos hoje partiu não só da cultura negra, mas da mistura que é o povo brasileiro.

O Forró é um dos ritmos mais ouvidos tanto aqui no Sua Música quanto em todo o Nordeste, mas você sabia que o seu criador era negro, certo? O Rei do Baião, Luiz Gonzaga e autor da primeira música que levava o nome de Forró, era negro, pobre e nordestino. Carregava várias características de pessoas que sofriam muito preconceito na época em que saiu da região e foi tentar a vida no Rio de Janeiro. Alguns dos principais nomes que vieram a seguir também eram negros: Dominguinhos, Jackson do Pandeiro e muitos outros.

E o Arrocha? Outro dos ritmos mais procurados no Sua Música teve como seu percursor o cantor Pablo, que nos anos 2000, na Bahia, elevou a música que fazia a um gênero musical que ficou conhecido em todo o Brasil

E o Axé? O Axé, desde o termo, já é uma palavra oriunda das culturas negras, utilizada na Capoeira e em religiões afro-brasileiras.

O Brega Funk? O ritmo surgiu na periferia recifense e teve bastante influência da cultura negra local e também na cultura negra dos MCs cariocas que já faziam sucesso desde os anos 80.

Esses poucos exemplos foram apenas para mostrar que a cultura oriunda das pessoas negras faz parte do nosso dia a dia, faz parte da nossa história e faz parte da nossa sociedade de uma forma muito próxima e constante. Devemos exaltar isso não só na data de hoje, mas em cada dia.

É uma pena precisarmos reforçar o quanto atos racistas além de serem crimes graves, não fazem sentido quando todos nós estamos tão integrados a todo tipo de cultura em um país que ao longo dos anos teve tantas mudanças e misturas, é parte da nossa essência.

No dia de hoje, pare e reflita um pouco sobre isso. E aqui no Sua Música você também pode conferir alguns desses artistas que abrilhantam ainda mais a nossa cultura. Nomes como Pablo, Rai Saia Rodada, Aldair Playboy, Priscila Senna e muito mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário