quarta-feira, 25 de novembro de 2020

O sucesso dos Barões da Pisadinha e o estouro do Piseiro nos últimos anos

 Sucesso da banda e estouro do ritmo andaram lado a lado

Hoje é difícil, em qualquer lugar do Brasil, pensar em piseiro e não lembrar automaticamente dos Barões da Pisadinha. A banda acabou se transformando no principal nome do ritmo no país e isso não foi de uma hora para outra e nem foi sem motivo. Para quem já acompanhava o trabalho deles aqui no Sua Música, pôde ver que o estouro deles e do Piseiro acabaram acontecendo quase que juntos.

Antes de falar sobre a banda em específico, vamos voltar para o início dos anos 2000. Na época a Pisadinha era, de certa forma, um ritmo um pouco marginalizado ou ignorado. Para muitos, era sinônimo de algo com pouca qualidade e ficava restrito ao interior do Nordeste. O seu criador, Nelson Nascimento, e tantos outros artistas acabaram fazendo mais sucesso com nordestinos em São Paulo do que no próprio Nordeste.

A Pisadinha começou a virar algo mais popular em outras cidades do Nordeste quanto bandas como Aviões do Forró, Saia Rodada e outras introduziram um pouco do ritmo em suas músicas. Apesar disso, nunca foi um estouro perto do que vemos atualmente.

Acima nós colocamos a Pisadinha na época de Nelson Nascimento, o seu criador e principal nome nos primeiros anos. Com o passar do tempo, o estilo acabou continuando restrito aos interiores e cidades como São Paulo, onde as bandas de Forró de sucesso iam poucas vezes ao ano e com isso, sobrava espaço para nomes da Pisadinha que tocavam Forró com seus teclados. Vale lembrar que na região o Forró feito sempre foi um pouco diferente, visando públicos diferentes.

Antes de seguir, pedimos que guardem a informação do sucesso que a pisadinha sempre fez em algumas áreas de São Paulo.

Antes de serem os Barões da Pisadinha, eles eram os Barões do Forró e tocavam em um ritmo diferente do que fazem atualmente. Um Forró mais eletrônico como nós já conhecemos atualmente. Escute abaixo!
Talvez pouca gente pelo Nordeste e pelo Brasil conhecesse aquela banda que divulgou o CD despretensiosamente em 2016. Já em 2018 eles lançaram um outro CD, mas já com uma repaginada em suas músicas e bem mais semelhante ao que conhecemos hoje. Na época eles usavam apenas o nome Barões.

No fim do mesmo ano, já como Barões da Pisadinha, eles lançaram o primeiro CD de grande sucesso aqui no Sua Música. Foram mais de 21 milhões de plays e o começo de um estouro inimaginável meses antes. Alguns meses depois, já em 2019 e bastante em alta, outro CD, este com quase 37 milhões de plays. Naquele momento a banda se tornava uma das principais do Nordeste quando o assunto era Forró.

Ao mesmo tempo, outra febre também tomava conta das redes sociais, a dança chamada Piseiro, principalmente levantada por Orlandinho, que acabou virando o principal influenciador do movimento em todo o Nordeste. Com a popularidade gigante da Barões da Pisadinha, com milhões e milhões de plays e as redes sociais explodindo com os vídeos de danças com outros milhões de visualizações, era inevitável o estouro nacional.

O passo definitivo para o Piseiro e para a Barões da Pisadinha veio a seguir. Lembra quando falamos que para guardarem a informação sobre a Pisadinha ser algo popular em certas regiões de São Paulo? Pois foi lá que eles gravaram um dos principais trabalhos de sua carreira, um novo DVD. Só nas cinco músicas mais tocadas do novo DVD no canal oficial da banda foram quase meio bilhão de visualizações. Músicas como Só basta você me ligar e Recairei ganharam os holofotes e viraram uma verdadeira febre.
O primeiro vídeo do DVD foi lançado em abril, pouco depois de iniciarmos o período de quarentena no Brasil. A Barões da Pisadinha já era um grande sucesso pelo Nordeste após dois CDs de muito sucesso, mas foi durante a pandemia que o Brasil inteiro começou a conhecer o seu trabalho com o novo DVD.

E é aí que chegamos até hoje. Atualmente o Piseiro é um dos ritmos de maior sucesso em todo o Nordeste. Subgênero do Forró, aqui no Sua Música alguns dos artistas mais estourados do momento são da Pisadinha, como Zé Vaqueiro, Vitor Fernandes, Biu do Piseiro e até mesmo Tarcísio do Acordeon, que aposta no Forró de Vaquejada, mas também canta músicas do Piseiro.







Nenhum comentário:

Postar um comentário