domingo, 17 de abril de 2016

Vacinação contra H1N1 começa amanhã para grupos que correm maior risco

A pré-campanha contra a influenza começa amanhã para pessoas que correm mais riscos, caso tenham a doença / Guga Matos/JC Imagem
Nesta primeira etapa, serão vacinadas as pessoas que podem ter mais problemas de saúde, caso tenham a doença
A pré-campanha contra a influenza começa amanhã para pessoas que correm mais riscos, caso tenham a doença

Guga Matos/JC Imagem

Do JC Online
A pré-campanha de vacinação contra a influenza – vários vírs da gripe incluindo o H1N1 – começa nesta segunda-feira (18/04) no Recife para as pessoas que pertencem ao grupo de risco que podem desenvolver problemas de saúde mais graves, caso tenham a doença, como  os idosos - com mais de 60 anos – acamados e residentes em instituições de longa permanência; crianças com idade entre seis meses e menores de cinco anos que frequentam creches e trabalhadores da área de saúde. Eles devem ser imunizados até o próximo dia 29.

A Campanha de vacinação terá início no dia 30 de abril com o objetivo de vacinar pelo menos 80% da população-alvo, composta por 365.490 pessoas na cidade do Recife. Até o dia 26 de março, foram registrados 3.257 casos de atendimento de síndrome gripal (SG) e 49 de síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Esses números significaram, respectivamente, uma diminuição de 5,3% da SG e de 25,7% da SRAG, comparando com o mesmo período do ano passado.
Entre 30 de abril próximo e 20 de maio, as vacinas estarão disponíveis em todos os postos de rotina da Prefeitura do Recife durante a 18ª Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza. Nessa imunização, os grupos prioritários - crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, pessoas com mais de 60 anos, jovens de 12 a 21 anos sob medidas sócioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais - poderão receber a dose.
A influenza é uma infecção viral que ataca o sistema respiratório com tendência a se disseminar facilmente. A doença é transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após entrar em contato com superfícies “contaminadas”, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
A Secretaria de Saúde do Recife começou a distribuir em todas as instituições de ensino (públicas e privadas) um informe com medidas de prevenção da gripe e uma lista de cuidados a serem tomados no ambiente escolar. “O documento deve ser fixado em local visível na escola e também enviado aos pais de alunos, para que todos tenham conhecimento. Além disso, é importante saber que a lavagem das mãos é uma medida fundamental para evitar a síndrome em todas as idades, mas também orientamos a ingestão de líquido e de alimentos saudáveis", disse a secretária executiva de Vigilância à Saúde, Cristiane Penaforte. O uso do álcool gel nas mãos também diminuem a incidência da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário